Kerrang – O Segredo por trás de ” Bring Me To Life ” !

Nesta semana, a revista britânica Kerrang! Magazine trouxe um página especial sobre o significado e o que há por trás da música Bring Me To Life, responsável pelo primeiro reconhecimento do Evanescence, ainda em 2003. Na entrevista, Amy diz ter escrito em homenagem ao seu marido Josh e, interessantemente, revela ter havia uma pressão para que fossem iguais a banda Linkin Park.

Como escrever uma clássica obra-prima do rock moderno? Sente-se e tome um café…
A delicada introdução, o emocional da cantora e uma voz questionante a tornam uma das canções mais imediatamente reconhecíveis da década passada. Por quatro semanas nos charts – topo no Reino Unido – ‘Bring Me To Life’ acumulou o mesmo sucesso em outros lugares, impulsionando álbum de estréia, “Fallen”, a vender mais de 17 milhões, e fazendo a cantora Amy Lee ser apenas a mulher mais famosa do rock. No entanto, como lembra Amy, as origens da canção dizem respeito a uma simples reunião em uma loja de café.
“Isso retornar ao início do meu relacionamento com Josh [Hartzler], que agora é meu marido. Eu estava em um relacionamento difícil no momento, e eu estava tomando café com Josh quando ele olhou para mim e disse: “Você está feliz?” Isso me assustou e não havia uma fração de segundo em que não me perguntasse se ele podia ver meus olhos como portas abertas – daí a linha de abertura da canção. Eu tentei esconder, fingir que eu estava bem, mas ele sabia que eu não estava”.
Enquanto estava no processo de escolha do material e conversas com gravadoras, Amy rapidamente escreveu o primeiro verso e o refrão em seu quarto, com base nessa experiência. A canção surgiu de várias partes mais antigas, com os então membros da banda – Ben Moody e David Hodges – que também contribuiram.
“Eram peças que tínhamos deixado sozinhas por um tempo, não querendo pensar muito  nelas, retornando mais tarde com ouvidos frescos”, diz Amy.
Dezoito meses mais tarde, com “Bring Me To Life” tocando em rádios e na TV, Amy e Josh encontraram-se novamente pouco antes do Evanescence sair em turnê.
“Quando cheguei do carro para dizer adeus, rapidamente lembrei-lhe sobre a nossa conversa no café e eu disse: “Bring Me To Life é sobre você – eu apenas queria que você soubesse”, fechei a porta antes que ele tivesse uma chance de responder. Passaram alguns anos até que finalmente nos ligamos novamente, e agora estamos chegando ao nosso quinto aniversário de casamento.”
Embora, sem dúvida, um avanço para o Evanescence, a canção inicialmente chegou perto de destruí-los. Um desentendimento com gravadora Wind-Up envolvendo o elemento da música rap – eventualmente realizado por Paul McCoy do 12 Stones – quase terminou o projeto.
“A gravadora pensou que nós poderíamos ser como Linkin Park, com uma cantora e, portanto, deveríamos ter um rapper. Isso me deixou furiosa porque não queria ser igual a ninguém”. Isso se tornou uma grande luta – Eles queriam nos contratar – de tempo para a banda. No final, houve um compromisso, e nós concordamos em ter um rap apenas nessa música.  Gostamos do Paul [McCoy] – já éramos amigos e ele entrou e fez um ótimo trabalho”.
A canção – menos o rap – naturalmente continua a fazer parte do set [list] ao vivo da banda. Por ser tão intimamente ligada ao amor de sua vida, permanece tão relevante para a sua cantora como nunca.
“Eu tenho tanta sorte de não ter escrito ‘Bring Me To Life’ sobre alguma merda qualquer”, ri silenciosamente Amy. “Ainda é real para mim”.
Créditos: Ev Rock BR e Ev Ireland !

Deixe uma resposta

